Search

O Dia de Descanso Baseado na Bíblia Sagrada P.2

Dando continuidade ao nosso texto anterior, com o mesmo Título, vamos entender mas algumas colocações Bíblicas e entenderemos este importante assunto para nossa vida espiritual Também é importante esclarecer que nosso objetivo aqui não é convencer você a mudar sua opinião ou largar o que você crer, mas apresentar os FATOS BÍBLICOS sobre este assunto.

Uma outra observação que precisa ser observada é a questão fundamental para se ter uma DOUTRINA BÍBLICA sobre qualquer assunto, por exemplo: Não se estabelece uma Doutrina sobre o Batismo Bíblico apenas utilizando um versículo da Palavra do Senhor, para se estabelecer uma Doutrina Bíblica é fundamental que VÁRIOS TEXTOS BÍBLICOS sejam utilizados para corroborar com esta Doutrina, fato este que nenhum estudioso da Palavra do Senhor poderá discordar.

Na Bíblia encontramos a verdade revelada sobre o Dia do Senhor, creia! O objetivo deste texto é entendermos que o Dia de Descanso é Bíblico e está em toda a Palavra do Eterno.

Se você ainda não leu a postagem anterior, sugiro que faça antes de continuar lendo esta, para sua melhor compreensão, veja neste link.

O Dia de Descanso no Novo Testamento

No Novo Testamento, Jesus ensinou que o descanso não é apenas um dia da semana, mas sim uma atitude que deve ser praticada diariamente. Em Mateus 11:28, Jesus diz: “Venham a Mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e Eu os aliviarei”. Aqui, Jesus nos convida a descansar Nele, independentemente do dia da semana. É verdade, como muitos defendem que devemos guardar os nossos passos e nossos caminhos todos os dias, nos 7 dias da semana, buscando sempre a comunhão com o Senhor, isso é importante para todos os verdadeiros cristãos, ter uma vida em comunhão com o Deus Eterno. “Portanto, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam para a glória de Deus. (1 Coríntios 10:31), entende como a comunhão é importante, mas não é desses dias que queremos tratar, pois existe um Dia Especial que o Deus Eterno chamou pelo nome, você conhece um outro dia na Bíblia que o próprio Deus deu nome a ele? Acredito que não, mas se você crê que tenha um outro dia, deixe aqui nos comentários.

Continuando no Novo Testamento ensina que o descanso é uma promessa para aqueles que crêem em Jesus. Em Hebreus 4:9-10, lemos: “Portanto, resta um descanso sabático para o povo de Deus. Pois aquele que entrou no descanso de Deus, também descansou de suas obras, assim como Deus descansou das Suas”. Aqui, o autor de Hebreus nos lembra que o descanso é uma promessa para aqueles que crêem em Deus e em Jesus, e em fase disto nos faz ter a Esperança que um dia estaremos em Seu Reino descansando eternamente. E que todos os cristãos possam estar preparados para este tempo.

O apóstolo Paulo escreveu em Colossenses 2:16-17 “Portanto, não deixem que ninguém os condene pelo que comem ou bebem, ou por não celebrarem certos dias santos, as cerimonias da lua nova ou os sábados. Pois essas coisas são apenas sombras da realidade futura, e o próprio Cristo é essa realidade.”, ninguém deveria julgar os cristãos por não determinadas praticas que era comum para os Judeus, porém a importância deste texto é provar que estas coisas apontavam para Jesus, o Cristo, mas em nenhum momento ele afirma que não se deveria mas guardar o Sétimo Dia, o Sábado do senhor. E os “sábados” dois quais Paulo fala aqui são os ligados aos cerimoniais judaicos, como as suas diversas festas, não se trata aqui do Dia que o Deus Eterno consagrou e o chamou de santo.

Podemos também citar o texto de Romanos 14:5, que diz que cada pessoa deve estar plenamente convencida em sua própria mente sobre qual dia é o mais adequado para adorar a Deus. Mas uma vez Paulo aqui defende a sua pregação entre os Gentios que era questionada pelos outros cristão Judeus, que queriam colocar vários de suas regras sobre eles, regras estas que até eles mesmo não eram capazes de cumprir, mas, mesmo aqui, não vemos Paulo dizer para aqueles gentios que aceitaram a Cristo que o Dia de Descanso não era mais o Sábado, se assim fosse o Espírito Santo teria inspirado os outros Apóstolos a escreverem o mesmo e até mesmo o próprio Jesus ensinaria que o Dia de Descanso não deveria mais ser o Sétimo Dia da Semana, até porque, qual a lógica em COMEÇARMOS A DESCANSAR ANTES DE TRABALHAR, primeiro trabalhamos 6 dias, como fez o Criador, depois descansamos no Sétimo Dia, essa é a lógica e a ordenança do Deus Eterno, que não foi questionada e nem abolida por nenhum dos Apóstolos e muito menos pelo Mestre dos Mestres, o próprio Senhor jesus.

E, você deve deve pensar, o que nos fala em Atos 20:7 “No primeiro dia da semana, nos reunimos com os irmãos de lá para o partir do pão. Paulo começou a falar ao povo e, como pretendia embarcar no dia seguinte, continuou até a meia-noite.”. uma situação comum e que não nos autoriza nem pensar que esta ocasião deixe dúvida sobre o Dia Santo que o Deus Eterno separou para que todos os seus filhos e filhas, o adorassem em Espírito e em Verdade. Esta reunião de Paulo foi ocasional e é como você chegar na casa de um irmão em qualquer dia da semana e se reunir para adorar ao Senhor e a Ele prestar um culto, nada que pudesse determinar que os Discípulos de Jesus trocaram o Sétimo Dia pelo Primeiro Dia, quem poderia mudar a Lei de Deus se nem o Seu próprio filho o fez? Como Ele mesmo diz:

“Não pensem que eu vim abolir a lei de Moisés ou os escritos dos profetas; vim cumpri-los.” Mateus 5:17

Concorda que Jesus não seria um bom Mestre, mas Ele é o Mestre dos Mestres, se não deixasse a questão do Sábado bem claro para seus discípulos, mas Ele deixou bem claro que não veio abolir a Lei mas cumprir, como exemplo para todos nós seus servos, Ele é o nosso espelho e por isso precisamos estar buscando a orientação constante do Pai para ter sabedoria para ser “imitadores de Cristo”, como o Apóstolo Paulo afirma que ele é.

Então, se enfatizamos a fé, quer dizer que podemos abolir a lei? Claro que não! Na realidade, é só quando temos fé que cumprimos verdadeiramente a lei.Romanos 3:31

E o que falar da palavra de Paulo falando aos seus discípulos em Roma, ele enfatiza que não podemos abolir a Lei, e porque não podemos abolir a Lei de Deus, não é possível abolir algo que o Senhor Deus nos como Eterno, a Palavra do Senhor é Eterna, as Suas Leis estarão presentes para sempre em nossos corações, por isso ela não pode ser abolida. E, como diz Paulo, quando estamos em Cristo então nosso compromisso com Ele é cumprir a Lei, assim como Ele mesmo cumpriu. Vamos observar o que Tiago fala dessa lei e desse compromisso que temos com ela:

Pois quem obedece a todas as leis, exceto uma, torna-se culpado de desobedecer a todas as outras.
Pois aquele que disse: “Não cometa adultério”, também disse: “Não mate”. Logo, mesmo que não cometam adultério, se matarem alguém, transgredirão a lei.

Portanto, em tudo que disserem e fizerem, lembrem-se de que serão julgados pela lei que os liberta.
Não haverá misericórdia para quem não tiver demonstrado misericórdia. Mas, se forem misericordiosos, haverá misericórdia quando forem julgados.
De que adianta, meus irmãos, dizerem que têm fé se não a demonstram por meio de suas ações? Acaso esse tipo de fé pode salvar alguém?

Tiago 2:10-14

Observe com calma o texto de Tiago, ele em nenhum momento discorda das Leis do Senhor e, vai além, diz que quando guardamos 9 e deixamos de CUMPRIR UM, cometemos pecado. Por isso podemos afirmar que em nenhum momento os Apóstolos ou Discípulos de Jesus no Novo Testamento deram alguma palavra a favor de não se guardar o sábado como o Dia do Senhor, isso não é especulação, é fato. Aliás, vamos observar ao lermos este maravilhoso Livro de Tiago que ele fala da Fé, isso mesmo, a Fé em Jesus Cristo nos leva a permanecer fiéis a Lei do Senhor. Pense nisto.

Mas ainda temos mais verdades bíblicas para pensar sobre o Dia de Sábado, vamos em frente.

Em 1 Coríntios 16:2, “

Quanto à pergunta sobre o dinheiro que vocês estão coletando para o povo santo, sigam as mesmas instruções que dei às igrejas na Galácia.
No primeiro dia de cada semana, separem uma parte de sua renda. Não esperem até que eu chegue para então coletar tudo de uma vez.
Quando eu chegar, entregarei cartas de recomendação aos mensageiros que vocês escolherem para levar sua oferta a Jerusalém.

1 Coríntios 16:1-3

Pense bem, se o povo Descansa no Sábado, Sétimo Dia da Semana, como poderiam ajuntar dinheiro para uma Campanha de Arrecadação de dinheiro? Paulo não manda que eles separem o primeiro dia da semana para Adoração, para um Culto, ou uma Celebração, a orientação é eles reservem o primeiro dia da semana, separem o dinheiro, que Paulo irá mandar recolher estas ofertas para levar por mensageiros de confiança a Jerusalém. É fácil observar que Paulo aqui faz de tudo para proteger o Sábado do Senhor, nem autorizando que se faça recolhimento de dinheiro neste Dia Santo.

A maior argumentação da maioria dos Cristãos que guardam o Domingo

A maior argumentação da maioria dos Cristãos que guardam o Domingo como sendo o Dia do Senhor é o fato de que Jesus, o Messias, ressuscitou no primeiro dia da semana, isso é um fato importante, mas que precisamos entender o contexto deste fato.

No primeiro dia da semana, bem cedo, as mulheres foram ao túmulo, levando as especiarias que haviam preparado, Lucas 24:1 / Depois do sábado, no primeiro dia da semana, bem cedo, Maria Madalena e a outra Maria foram visitar o túmulo. Mateus 28:1 / mas ele disse: “Não tenham medo. Vocês procuram Jesus de Nazaré, que foi crucificado. Ele não está aqui. Ressuscitou! Vejam, este é o lugar onde haviam colocado seu corpo. Marcos 16:6

Jesus, o Messias, morreu e foi crucificado, por volta das 3 h da tarde, seu corpo foi retirado da cruz antes do por do sol, pois após esse horário já era o sábado e, conforme a Lei de Deus, o sétimo dia, o Sábado, deveria ser guardado por todos, até mesmo pelos animais, e o fato de Jesus permanecer no túmulo até o primeiro da semana foi exatamente por Ele está obedecendo a Lei de seu Pai Celestial. Entende que o fato de Jesus RESSUSCITAR no primeiro dia da semana só é relevante para nós Cristãos como sendo o dia que nosso Redentor venceu a morte e, por Ele ter vencido a morte nos permite também vencer a morte. Por Ele temos a vida Eterna e por causa d´Ele fomos resgatados do pecado que nos separava do Deus criador. Isso é importante? Sim, muito importante! Mas é por este fato que podemos afirmar que o Dia que o Deus Santo separou para adoramos foi mudado, isso jamais foi dito por Jesus e nenhum de seus discípulos.

Com tudo que já vimos, podemos concluir que nenhum versículo Bíblico pode nos garantir uma interpretação exata sobre a mudança de Sábado para o domingo, dia este que nem nome tem nas escrituras sagradas, um dia comum, como os outros 5 dias, nem Jesus, nem Pedro, nem Paulo, nem Lucas e nem Tiago e nenhum outro, até João, que era tão chegado a Jesus, fez qualquer menção a este mudança, VOCÊ JÁ PENSOU NISTO? Será que existe alguma explicação porque não existe nenhuma destas falas na Palavra do Senhor?

Então para continuar este assunto, me permita fazer mais uma pausa e na próxima postagem pretendo encerrar este assunto, lembrando que o objetivo aqui é levantar algumas observações bíblicas relevantes sobre o assunto e permitir que a Bíblia nos oriente na interpretação da Palavra do Deus Eterno. Não entenda como uma ofensa a quem não guarda o Sétimo Dia e nem se trata de defender quem o guarda, o mais importante aqui é que a Verdade Seja Revelada, mesmo que alguns pastores e líderes religiosos de diversas denominações preferem manter este assunto esquecido e trancado a sete chaves, porque? Não sei, sei que cada um deles prestaram contas ao Senhor por ensinarem o que o Deus Eterno não ensinou ou falarem o que o Senhor não disse, cada um prestará conta ao Deus Eterno.

Que o amor de Jesus Cristo e as doces consolações do Espírito Santo seja com cada um de nossos amados irmãos. Nos vemos na próxima postagem onde terminaremos esta séria de tratados sobre este tema, falaremos quando e como o Sábado mudou para o domingo, vamos juntos nesta jornada.

Era o dia do Senhor, e me vi tomado pelo Espírito. De repente, ouvi atrás de mim uma forte voz, como um toque de trombeta,

Apocalipse 1:10

Picture of João Gualberto

João Gualberto

Servo do Senhor Jesus Cristo, formado em teologia e amante da Palavra do Deus Eterno. A disposição de Adonai para fazer a Sua vontade soberana.

All Posts
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Curta nas redes

Outros Temas

Olá, você já Está indo?

Que tal deixar o seu nome e e-mail para enviarmos um E-Book Grátis para você?
Caso tenha interesse ao clicar no Botão enviar você poderá escolher o Tema de seu E-book.