Search

Dia 6: A Advertência contra a Sedução

Um dos principais temas do Cápitulo 6 de Provérbio é a Advertência contra a Sedução, isso é uma advertência para todos os tempos e, nos dias de hoje, essa advertência é ainda mais necessário.

Se ainda não viu os nossos outros Temas,veja através do nosso Link do Menu, Nosso Blog.

A Sedução é um Caminho Incerto

A sedução é como uma armadilha sutil que busca desviar-nos do caminho da sabedoria. Neste sexto dia de nossa jornada na maratona de sabedoria, exploramos a advertência contra a sedução presente no Livro de Provérbios, aprendendo a discernir e resistir às tentações que nos rodeiam.

A sedução, muitas vezes disfarçada como algo atraente e tentador, é uma artimanha que procura desviar-nos de valores e princípios sólidos. Ela nos engana com promessas vazias, levando-nos a tomar decisões precipitadas e prejudiciais. A sedução já foi motivo de destruíção de muitos homens e mulheres, muitas famílias já foram destruidas por causa de uma sedução que começo em um ambiente de trabalho, na escola e, até mesmo, nos bancos de igrejas. A sedução é uma atratividade enganosa, é um encanto ilusório e persuasão enganadora. Por isso tanto nos adverte o escritor do Livro de Provérbios, o conselho é para os jovens, mas precisamos reforçar que todos estão seujeitos aos perigos deste engodo, chamado sedução. Fique alerta.

Quem Erra o Caminho só terá dor

Provérbios 6:23-26 nos adverte: “Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução é luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida, para te guardarem da mulher malvada, e das lisonjas da língua da adúltera. Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te deixes prender com os seus olhares.” Essas palavras destacam a importância de manter a vigilância contra a sedução que pode nos afastar do caminho certo. O caminho da sedução pode levar um homem ou uma mulher para o fundo do abismo, na escuridão da desilusão e do sofrimento. Homens e mulheres que vivem uma vida de sedução, não se importam com o outro, só desejam se satisfazerem sem se incomodar com as consequencias e os estragos que deixam a sedução.

Além disso, em Provérbios 7:21-23, encontramos uma vívida descrição da sedução em ação: “Com palavras suaves a persuadiu, e com lisonjas a seduziu. Logo ele a segue, como boi que vai ao matadouro; como um cervo que corre para a rede.” Essa imagem nos lembra do poder da sedução em nos levar a ações que vão contra nossos valores e princípios.

Este texto é uma narrativa bem direta e nos mostra com o final de uma tentação correspondida e uma sedução que encontra lugar em algum coração. 

OUÇA O ALERTA DA PALAVRA

Hoje, convidamos você a permanecer vigilante contra as artimanhas da sedução. Cultive o discernimento para identificar tentações disfarçadas e fortaleça sua mente e coração com os valores da sabedoria. Ao fazê-lo, você estará protegido contra as armadilhas da sedução.

A sedução é uma armadilha que já levou muitos lares, homens e mulheres de bem, que se deixaram levar por aparências, palavras, e gestos, para a destruíção. Não permita que a sua vida seja destruída por esta armadilha do inimigo de nossas almas. Esteja atento(a) e com a sua mente sempre voltada para a Palavra do Deus Eterno, pois Ele é o único que pode nos livrar desta armadilha.

acredite - a palavra é viva

Explicação da palavra Sedução: A sedução é a tentativa de enganar ou persuadir alguém por meio de atratividade enganosa, encanto ilusório ou persuasão enganadora. Ela nos leva a tomar decisões precipitadas e prejudiciais ao nos enganar com promessas vazias e mentirosas.

Referências bíblicas adicionais sobre sedução:

  1. Provérbios 5:3-4: “Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite; mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois fios.”
  2. 1 Coríntios 15:33: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.”
  3. Tiago 1:14-15: “Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.”

Utilizamos a Bíblia On-line para ilustrar nossos textos.

Que o Deus Eternos nos dê sabedoria e forças para não nos deixarmos ser alcançados por esta armadilha do inimigo de nossas almas, aquele que veio para matar, roubar e destruir, tudo aquilo que o Eterno criou, principalemente o ser humano. Tem o seu pensamento sempre nas maravilhas que o Deus Eterno preparou para todos os que vencerem.

No próximo tema, Dia 7,  estaremos vendo no Libro de Provérbos 7 sobre  “A Sabedoria do Temor do Senhor” e como esse temor nos guia para viver uma vida de sabedoria diante de Deus. Prepare-se para explorar a reverência que molda nossas escolhas e nosso caráter! Aguardo você em breve.

Até lá.

Curta nas redes

Outros Temas

Olá, você já Está indo?

Que tal deixar o seu nome e e-mail para enviarmos um E-Book Grátis para você?
Caso tenha interesse ao clicar no Botão enviar você poderá escolher o Tema de seu E-book.